quinta-feira, 30 de setembro de 2010

De boca cheia!

Depois de pesquisar um pouco sobre as delícias produzidas nesse mundo, percebi quantas idéias interessantes o homem pode ter no momento de preparar seus alimentos.

Maaas... infelizmente nesse nosso mundo com um ritmo tão frenético as escolhas acabam sendo os fast foods, alimentos nada saudáveis e totalmente desbalanceados.
Estudos comprovam que é real o decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e no sabor dos alimentos.

O alimento e o momento de refeição não devem ser vistos como uma obrigação e simplesmente uma necessidade biológica, sim como um tempo de dedicação à sua saúde e bem estar, um momento de prazer. E que deveria ser muito bem aproveitado.

O movimento Slow Food, uma associação internacional sem fins lucrativos fundada como resposta aos efeitos padronizantes do fast food, tem se tornado um grande colaborador no resgate do prazer na alimentação, através do incentivo na dedicação de tempo para o preparo e degustação dos alimentos. O movimento defende a idéia de que as habilidades sensoriais das pessoas deterioraram-se significativamente nos últimos tempos. Nosso tato, paladar e olfato pioraram muito.


As pressões da falta de tempo e velocidade do nosso dia-a-dia estão nos privando das faculdades que podem nos dar um conhecimento mais profundo, variado e autêntico do mundo a nossa volta. Ou seja, melhorar a qualidade da nossa alimentação e conseguir tempo para saboreá-la é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso e de, principalmente, termos qualidade de vida.

Um caso interessante de incentivo a alimentação ocorre no Japão. É o famoso Bentou, uma espécie de marmita já tradicional no dia a dia dos japoneses. Crianças, jovens adultos e idosos são adeptos, faz parte da cultura de se preocupar com o que se come. A novidade nessa “marmita” é o fato dela existir com o grande propósito de incentivar a aproximação do homem com o seu alimento, desde as escolhas dos ingredientes até a apresentação do prato. A regra é: quanto mais colorido, mais ingredientes e mais belo o Bentou, melhor!

Mães fazem Bentous surpresas para os filhos, namorados preparam Bentous um para o outro, ou seja, o objetivo maior é valorizar o alimento, o preparo e a alimentação como um momento de satisfação e alegria.

Com esse caso é fácil perceber como o ser humano é cativado pela visão. Não basta o sabor, a apresentação de qualquer prato faz parte de uma boa e saudável alimentação. Por isso dedicar tempo e a sua criatividade na cozinha só vai deixar você mais feliz e saudável.

3 comentários: