Os cupcakes nasceram mesmo no Reino Unido e sempre foram conhecidos como Fairy Cakes (bolo das fadas). É adequado para diversas ocasiões como café da manhã, chá da tarde, aniversários, festas e cerimônias. Como já citei, tradicionalmente, a receita de cupcake era de baunilha com cobertura de “Royal icing” (fondant). Acredita-se que chegou aos USA em meados do século XIX, e foram chamados de cup," "measure" ou "number" cake.
O livro "The Oxford Encyclopedia of Food and Drink in America" explica que o nome tem um duplo sentido, pois a receita do bolo é medida em “cups” (xícaras) e assada nelas. Isso foi uma grande novidade por causa do tempo que demorava para se assar bolos. O que mais chamou atenção era a facilidade em medir os ingredientes que originalmente, naquela época, eram pesados. Esse tipo de medição foi considerado revolucionário pela facilidade que dava à dona de casa.
Outra história interessante de notar é que os bolos foram provavelmente chamado de "bolo de número", number cake, porque havia um dispositivo númerico para lembrar a receita: Uma xícara de manteiga, duas xícaras de açúcar, três xícaras de farinha e quatro ovos mais um copo de leite e uma colher de bicarbonato. A fórmula ficou conhecida como o bolo a um-dois-três-quatro.
Cupcakes já invadiram o Brasil e foram muito bem aceitos. Não há como resistir tamanha delicadeza e doçura, tanto visualmente, como saborosamente. Quem não experimentou vale a pena se aventurar nesse bolinhos.
Pesquisei alguns lugares aqui no Brasil que já trabalham com esse tipo de produto e que já possuem uma estratégia interessante, acompanhada com sabores diversos e serviços de entrega para alcançar um grande publico.
Vale a pena conferir:
Creio que em breve nós, Belo-horizontinos de plantão, poderemos saborear essas delicias em vários lugares da nossa Bel’zonte.
Pois é, né Mariah?? Brasil nao serve... cade aqui em bh?
ResponderExcluir