Com o objetivo de valorizar e estreitar a relação homem-alimento, meus petits buscam proporcionar o prazer em uma deliciosa degustação. Se você ainda nao experimentou... aproveite e voilà!
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Voilà!
Com o objetivo de valorizar e estreitar a relação homem-alimento, meus petits buscam proporcionar o prazer em uma deliciosa degustação. Se você ainda nao experimentou... aproveite e voilà!
De boca cheia!
Maaas... infelizmente nesse nosso mundo com um ritmo tão frenético as escolhas acabam sendo os fast foods, alimentos nada saudáveis e totalmente desbalanceados. Estudos comprovam que é real o decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e no sabor dos alimentos.
O movimento Slow Food, uma associação internacional sem fins lucrativos fundada como resposta aos efeitos padronizantes do fast food, tem se tornado um grande colaborador no resgate do prazer na alimentação, através do incentivo na dedicação de tempo para o preparo e degustação dos alimentos. O movimento defende a idéia de que as habilidades sensoriais das pessoas deterioraram-se significativamente nos últimos tempos. Nosso tato, paladar e olfato pioraram muito.
As pressões da falta de tempo e velocidade do nosso dia-a-dia estão nos privando das faculdades que podem nos dar um conhecimento mais profundo, variado e autêntico do mundo a nossa volta. Ou seja, melhorar a qualidade da nossa alimentação e conseguir tempo para saboreá-la é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso e de, principalmente, termos qualidade de vida.
Um caso interessante de incentivo a alimentação ocorre no Japão. É o famoso Bentou, uma espécie de marmita já tradicional no dia a dia dos japoneses. Crianças, jovens adultos e idosos são adeptos, faz parte da cultura de se preocupar com o que se come. A novidade nessa “marmita” é o fato dela existir com o grande propósito de incentivar a aproximação do homem com o seu alimento, desde as escolhas dos ingredientes até a apresentação do prato. A regra é: quanto mais colorido, mais ingredientes e mais belo o Bentou, melhor!
Mães fazem Bentous surpresas para os filhos, namorados preparam Bentous um para o outro, ou seja, o objetivo maior é valorizar o alimento, o preparo e a alimentação como um momento de satisfação e alegria.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Diletto, gelato italiano
Foi em 1922, no pequeno vilarejo de Sappada na região de Veneta, que Vittorio Scapin criou a Diletto, um sorvete artesanal feito de frutas frescas e neve.
A Diletto tem o objetivo de transformar simples picolés em raras e deliciosas porções de felicidade. Possui nos sabores: morango, abacaxi, papaia e manga, limão siciliano, framboesa, chocolate italiano, pistache, capuccino, tiramisu, coco Malásia, giandui e menta com chocolate.
Já possui muitos locais de venda em São Paulo. Aqui em Belo Horizonte o único representante é o Supermercado Verdemar espalhados pela cidade.
Gingerbread Man
Quem não conhece esse graciosos biscoitinhos com bracinhos e perninhas que derretem na boca? Eles são os famosos biscoitos de gengibre, ou melhor, Gingerbread man! Tradicionais em festas de fim de ano no exterior são charmosos e criativos. São mil possibilidades de personagens, cores, texturas e ocasiões.
Tudo começou com a fábula criada pelos irmãos Grimm, João e Maria. Baseada nela a Alemanha criou uma tradição de construir casa de pão de mel e gengibre inspiradas nesse conto durante o natal.
Durante muitos anos, na Idade Média, o gengibre, ingrediente essencial na receita do pão de mel e posteriormente do biscoito, era uma especiaria difícil de encontrar.
Mas depois das cruzadas o comercio entre o ocidente e o oriente se abriu e ficou mais forte, varias especiarias, e entre elas, o gengibre, conquistou seu território na gastronomia européia.
Inicialmente essa especiaria conquistou as cozinha do clero. E foram os religiosos que tiveram a idéia de fazer biscoitos com gengibre para celebrar as festas do inverno.
E dando continuidade a essa tradição a Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, resolveu fazer para suas festas de natal homenzinhos de biscoito de mel e gengibre com a cara de seus convidados. Idéia inusitada, mas que já rende anos de historia, além de muitos adeptos.
Esses são engraçados e gordinhos, hahaha!
Encontrei alguns blogs com receitas do Gingerbread: Diamonds for dessert e Doughmesstic. Aproveitem e voilà!
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Maglio, cioccolato italiano
Os sabores inigualáveis do chocolate se deve pela decisão da Maglio de manter inalterados alguns processos de produção que envolve trabalho manual e uso de sistemas antigos.
Embora o laboratório de produção atual seja composto por equipamentos avançados, a empresa considera importante ter uma força de trabalho manual qualificada, pois permite desenvolver receitas ricas e sabores únicos.
O projeto de embalagens é incrível. A diferenciação de cores e sabores, além das caixas elegantes e até as rusticas mostram a gama de produtos que a empresa possui.
Essa competência pode ser vista nos seus produtos:
Além dos deliciosos produtos Maglio a empresa também trabalha com serviços envolvendo eventos, como festas e matrimônios e inclui no menu do buffet seus produtos, doces e chocolates. O trabalho que a Maglio faz é incrivelmente impecável. Desde nas nuanceas delicadas da mesa, nos arranjos florais originais, até o cuidado com a iluminação. Tudo está à procura de equilíbrio, elegância e harmonia. A grandeza de detalhes e perfeição são transportados para os menus e para as sobremesas, que carregam a marca Maglio.
Essa iniciativa da Maglio abraça não só a criação de produtos mas também a criação de serviços envolvendo seus produtos, ou seja, mostra sua capacidade de trabalhar com um design sistêmico, aproximando cada vez mais produtos de consumidores. Isso cativa esses consumidores e torna a Maglio uma empresa cada vez mais potente no mercado de chocolates italianos. Conheça o site.
Neuhaus, crèateur chocolatier 1857
Neuhaus é uma das mais renomadas e luxuosas empresas de chocolate do mundo devido a sua tradição e segredos que já passam os 150 anos.
Fundada em 1857 , em Bruxelas, na Bélgica, pelo farmacêutico suíço Jean Neuhaus, em sociedade com seu cunhado, a luxuosa marca NEUHAUS começou como uma confeitaria farmacêutica, lugares em que eram produzidos doces que estavam mais para remédios, tratavam tosses e dores no estômago, onde principalmente o chocolate era utilizado para fins medicinais com o objetivo de tornar os medicamentos mais aceitáveis, principalmente para as crianças.
Em 1912, quando o filho de Jean aprendeu as técnicas belgas de confeitaria, os negócios mudaram de rumo. Ele usou sua criatividade e inventou o chocolate preenchido, os pralines , que hoje conhecemos como "bombom".
Em 1915 Louise Agostini, mulher de Jean Neuhaus Junior, neto do fundador, inventou o Ballotin, a famosa caixa para os frágeis bombons, uma solução para substituir os sacos que não armazenavam corretamente o produto. A partir dessa ideia surgiu também as caixas luxuosas. E a partir desse momento a Neuhaus cria um novo conceito de consumo de chocolates e se transforma em referência de qualidade na época.
A parir da imaginação, criatividade e competência da Neuhaus nasceram mais de 80 tipos de bombons com os mais variados tipos de recheios: ganache, gianduja, trufas, frutos secos, avelãs e amêndoas. Eis aqui alguns de seus produtos.Chocolate com avelã da Turquia e ganache escuro.Chocolate com gianduia
Conchas de chocolate escuro recheados a partir de licores Cointreau Real, Absolut Vodka, Rum Havana Club, Remy Matin conhaque ou Whisky Laphroaig.
Frutos de Saint Tropez, balas composta de pasta de frutas com um teor de 70% do fruto. Sabores: morango pêra, tangerina, ameixa, cereja, groselha e limão.
Marzipan quadarados coloridos delicadamente decorados com um grão de café, avelã fresca, amêndoa ou pistache.
Hoje além da parte de bombons e confeitaria a Neuhaus também se aventurou na fabricação do seu proprio sorvete e os classicos Macarons.