quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Comendo cores

"A cor é o toque, o olho, o martelo que faz vibrar a alma, o instrumento de mil cordas." Wassily Kandinsky.


A cor é um dos grandes estímulos para apreciar um belo prato ou uma saborosa fruta e é considerado um importante autor na valorização dos alimentos na gastronomia.

Segundo um grande estudioso da cor, Modesto Farina, a cor exerce uma ação tríplice sobre os indivíduos: a de impressionar, a de expressar e a de construir. A cor é vista: impressiona a retina. É sentida, provoca uma emoção. E é construtiva, pois, tendo uma significado próprio tem valor de símbolo e capacidade, portanto, de construir uma linguagem que comunique uma idéia.

Na gastronomia a cor pode comunicar várias idéias: a emoção na apresentação de um apetitoso prato, ou a delicadeza de uma sobremesa, ou mesmo a vivacidade de uma fruta. A cor tem uma forte ligação com nossos estímulos e emoções. Ela torna as coisas curiosas, interessantes e originais. Usar desse artifício na gastronomia tem mostrado bons resultados estéticos e um sucesso nas degustações e em novas experimentações.

Eis aqui algumas clássicas idéias agregando as cores como "ingrediente" essencial e que fazem muito sucesso . Por exemplo, bolos, doces, sorvetes e afins.


E pra não deixar passar essa idéia gastronomica me aventurei em testas algumas cores em pequenos cupcakes!


Pinte sua cozinha e Bon Appétit!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Primeiros Petits

Receita de família, mas um pouco modifica pela minha criatividade inquieta! Os tão famosos biscoitos Tarecos ganharam graça, charme e uma delicadeza quase francesa. Me aventurei em novas cores, recheios de chocolate e café.... além do glacê real que torna o biscoitinho irresistível de comer!

É de verdade??? é sim! e derrete na boca...


Gostou? Aguarde... em breve no mercado! =D